Foto/Reproducao
Do Portal da Tropical - Pacientes ostomizados fizeram uma manifestação pacífica em frente ao Centro Estadual de Reabilitação e Atenção Ambulatorial Especializada (Cerae), na manhã desta segunda-feira (9), no bairro Tirol, zona Leste de Natal.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Eles estão sem receber a bolsa de colostomia há vários meses. Para piorar, quem não tem condição de comprar está recorrendo a sacolas de supermercado.
A manifestação foi realizada com o objetivo de chamar a atenção do estado para a necessidade. "Muita gente está usando o saquinho porque não tem condições de comprar, pois é caro. A gente vem atrás e eles dizem que não tem", disse Eduardo Leite, aposentado que depende da entrega da bolsa.
Alguns pacientes utilizam a bolsa pela vida toda. O equipamento é essencial para coletar a urina e as fezes e garantir uma melhor higiene para os pacientes que utilizam. A condição pode ser necessária por causa de inúmeros fatores, como câncer de próstata, apendicite, problemas digestivos ou um trauma por acidente.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
No final do mês de maio, a TV Tropical já havia exibido uma matéria com uma paciente de 71 anos, moradora de Macaíba, que enfrentava o problema da falta de bolsa de colostomia. Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Seap-RN) informou que "está finalizando o processo de compra do material para retomada do fornecimento pleno".