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As pequenas empresas usam cada vez mais redes sociais para vender no Brasil. Com as restrições de circulação e lojas fechadas por causa do coronavírus, número de negócios que utilizam essas plataformas subiu de 59%, em maio, para 70%, no final de 2020.
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O levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também mostra que WhatsApp, Instagram e Facebook são as principais ferramentas de tecnologia dos pequenos empresários.
O WhatsApp é usado por 84% das pequenas empresas que trabalham on-line; o Instagram tem 54% de penetração; e o Facebook, 51%.
O G1 reúne aqui dicas de especialistas para se dar bem nas postagens:
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- Utilizar todas as redes possíveis, mas com foco em WhatsApp, Facebook e Instagram.
- Monitorar resultados das postagens por meio das estatísticas, comentários, curtidas, ganho/perda de seguidores.
- Fazer posts que vão além de ofertas, mostrando bastidores, processos de produção e quais são os valores da empresa.
- Humanizar sua linha do tempo nas redes. O cliente quer saber quem está por trás da tela, então o próprio dono pode aparecer nos posts.
- Postar com frequência, mas de forma balanceada. A cada 10 posts, apenas 2 de ofertas.
- Caprichar no visual. Os posts devem seguir um padrão com paleta de cores definida, formato de foto e fontes. Assim, sua marca será lembrada automaticamente nas publicações.
- Investir em posts pagos, caso queira mais agilidade no crescimento do negócio. Esse tipo de ação ajuda a atingir seu público-alvo.
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Veja mais detalhes sobre cada uma dos temas na reportagem do G1