Foto/Reprodução
Milhões de brasileiros sonham em estudar, trabalhar, comprar uma casa, abrir seu próprio negócio e construir uma carreira sólida. Em muitos casos, esse processo de formação exige a contratação de crédito, seja em forma de financiamento, empréstimo ou cartão.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Mas como dita a regra do mercado financeiro, nem todas as pessoas conseguem aprovação facilitada e de forma imediata.
De acordo com pesquisa pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), cerca de 21% dos cidadãos brasileiros tiveram crédito negado ao final de 2019.
+ Faça seu dinheiro render: Veja 4 investimentos em renda fixa a partir de R$ 100
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Neste caso, dois em cada dez brasileiros encontram dificuldade em fechar um acordo com bancos e financeiras. Mas, afinal, por que isso acontece? A resposta é simples: para a proteção do capital da empresa.
Ou seja, antes de liberar uma quantia em dinheiro para o solicitante, as instituições avaliam minuciosamente sua capacidade de pagamento e histórico financeiro como pessoa física.
Por esse panorama, o ato de recusar crédito pode ser enxergado como uma questão de responsabilidade social, principalmente quando a pessoa já está negativada, com outras dívidas recentes em aberto ou com o score de crédito baixo.
Pessoas com nenhum antecedente financeiro também contam com poucas chances de aprovação. Mas não para por aí.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o banco ou instituição que negar o acesso ao crédito tem o dever de contar ao cliente qual o motivo da recusa.
A partir daí, a pessoa terá a oportunidade de ver o que aconteceu durante o pedido de análise do crédito para assim melhorar o que está causando as recusas.
Sendo assim, trata-se de uma via de mão dupla, em que bancos e consumidores interagem entre si no encaixe da sintonia ideal para quem precisa de dinheiro, seja para investir, realizar um sonho e abrir um negócio, e para quem quer lucrar com isso por meio das taxas de juros.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
De antemão, alguns hábitos e práticas podem facilitar o processo de conquista de um crédito, como pagar as dívidas em dia, começar a investir, ter uma conta bancária com movimentações constantes e, caso tenha um cartão, evitar o atraso no pagamento da fatura.
+ Conheça cinco cartões com cashback para ganhar dinheiro de volta na fatura
Capitalist