Foto/Reprodução
O Cadastro Único (CadÚnico) é um sistema do governo federal que reúne informações de famílias de baixa renda, ou seja, em situação de pobreza ou extrema pobreza. A ferramenta é utilizada para a concessão e manutenção da maioria dos programas sociais oferecidos no Brasil.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Por meio do CadÚnico, os órgãos responsáveis pela assistência social conseguem identificar e selecionar famílias que vivem nessa situação de vulnerabilidade social e econômica.
Por isso, se você tem interesse em se inscrever para qualquer programa social, o primeiro passo é verificar se seus dados já estão cadastrados no sistema. Abaixo, falaremos sobre como você pode saber isso.
Leia Tambem: Com quantas parcelas atrasadas de pensão, pode ser decretada a prisão? ENTENDA
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Para ter acesso aos programas sociais voltados para levar alimentação, saúde, educação, moradia e outros benefícios sociais à população de baixa renda, é necessário ter um cadastro atualizado junto ao CadÚnico.
Para consultar se tal cadastro existe ou não, há três meios:
Ao acessar a página oficial do CadÚnico na internet, o cidadão deve preencher um formulário com dados como nome completo, data de nascimento, nome completo da mãe e Estado e município no qual reside.
Após confirmar o envio dos dados, o sistema emitir uma certidão que comprova a inscrição no CadÚnico. Se não houver nenhum cadastro vinculado à pessoa, o sistema enviará uma mansagem de “Pessoa não localizada”.
Pelo aplicativo Meu CadÚnico o processo de consulta também é bem simples. A ferramenta está disponível para aparelhos que utilizam os sistemas Android e iOS.
Leia Tambem: Conheça os melhores cursos de inglês online para aprender sem sair de casa
Basta fazer o download do app em seu celular, informar os dados solicitados (semelhantes aos pedidos no site) e aguardar a emissão da emissão da certidão de cadastro ou a mensagem de que ele não existe.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Além desse serviço, o aplicativo também possibilita a consulta de informações, acesso a pendências no cadastramento, entre outras funções.
O terceiro e último meio para saber se alguém já está cadastrado do CadÚnico é o telefone 0800 707 2003. Depois de ligar para o número, escolha a opção 5.
A ligação não tem custo e pode ser feita tanto de um telefone fixo quanto de um celular. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Já nos finais de semana, nos feriados nacionais e durante o Calendário de Pagamento do Bolsa Família, o atendimento é feito das 10h às 16h.
Se você descobrir que não está inscrito, mas que atende aos critérios para participação em programas sociais, compareça ao órgão municipal responsável pela inscrição e faça seu cadastro no CadÚnico.
Do Edital Concursos Brasil