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10 dicas do Sebrae para quem quer investir em uma empresa de frete e transporte de cargas
Serviço está entre as ideias de negócio mais buscadas no site da instituição em 2020.

Publicado em 14/01/2021 08:09 - Atualizado em 14/01/2021 08:09

Setor de frete e transporte de cargas gera interesse de novos empreendedores — Foto: Reprodução/PEGN


Do G1 - O serviço de frete e transporte de pequenas cargas foi uma das ideias de negócios mais buscadas em 2020 no site do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

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Utilizando veículos de pequeno porte, como motos, utilitários e pequenos caminhões, é possível transportar mercadorias dos mais diversos tipos, sejam perecíveis ou de grande valor.

Para incentivar e inspirar os futuros empresários, o Sebrae criou um material com dicas para quem quer investir no segmento, que atrai pela rapidez, a praticidade e o menor preço para o deslocamento de produtos.

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Veja 10 dicas do Sebrae para abrir uma empresa de frete e transporte de pequenas cargas:

  1. Exigências legais: antes de iniciar as atividades no setor, é necessário solicitar o Registro Nacional de Transportes Rodoviários, e verificar a necessidade de um alvará de funcionamento e licença sanitária.
  2. Estrutura: para quem está começando, é preciso pensar em um local para guardar os veículos com segurança, um escritório para receber clientes e banheiro para higiene e troca de roupas, quando necessário.
  3. Desafios: é muito importante cumprir horários. Falhas na entrega podem causar prejuízos financeiros e, principalmente, levar a perda de clientes. Por isso, é primordial ter rapidez na entrega e segurança no transporte.
  4. Apresentação: veículo sempre limpo e motorista uniformizado são regras fundamentais para empresas do setor, independentemente do tamanho ou produto a ser transportado.
  5. Segurança: O Sebrae aconselha terceirizar os serviços de mecânica e investir na manutenção preventiva dos veículos utilizados nos transportes.
  6. Diferenciais: acondicionar os produtos com segurança, usar embalagens anti-odor para separar produtos de limpeza de alimentos, por exemplo, e usar caixas lacradas são maneiras de conquistar clientes.
  7. Qualificação: é importante ter conhecimento sobre logística. Pode ser uma experiência de trabalho em outras empresas ou participação em cursos e eventos. Se precisar de ajudante, é preciso treiná-lo para que os serviços sejam feitos com qualidade.
  8. Localização: a área de zoneamento, ou seja, o local onde o veículo ficará, precisa ser autorizado pela prefeitura local. É importante que esse espaço tenha facilidade de saída em momentos de concentração de trânsito ou bloqueios para veículos de cargas.
  9. Divulgação: Uma boa pintura no veículo é uma divulgação móvel, que está sempre nas ruas. Além disso, o empreendedor pode investir em redes sociais, cartão de visita, banners, e sites especializados que tenham espaço para anúncios.
  10. Mercado em alta: o crescimento do e-commerce, a tendência do consumidor em fazer compras menores e mais frequentes, e o aumento das importações e exportações de pequenos volumes são fatores que favorecem o setor.

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