Foto/Reproducao
Do BNews Natal - Nesta sexta-feira (7), o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) executou a operação Slot em Currais Novos, município localizado no interior do estado. A ação, que contou com o apoio das Políciais Civil e Militar, teve como alvo um esquema de exploração de jogos de azar pela internet e em máquinas caça-níqueis.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
No total, foram identificadas ao menos 17 máquinas. A instituição destacou que a intervenção precisava ser imediata para evitar que provas fossem destruídas ou escondidas antes da chegada dos agentes.
Além da contravenção penal de exploração de jogos de azar, prevista na Lei de Contravenções Penais, a investigação também apura crimes mais graves. Há indícios de que o responsável pela coleta dos valores dos jogos vinha coagindo outras pessoas para entregar o dinheiro, utilizando uma arma de fogo. Também são apurados crimes como porte ilegal de arma e extorsão agravada.
Mandados de busca e apreensão
Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, pessoais e residenciais, além do recolhimento de bens usados para o crime dentro de um Procedimento Investigatório Criminal (PIC-MP). Os agentes envolvidos na ação atuaram em diversos pontos da cidade após autorização da 2ª Vara de Currais Novos.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O objetivo foi retirar de circulação equipamentos utilizados nas infrações e recolher materiais que auxiliem na comprovação do esquema. Estabelecimentos comerciais, como bares, e uma pessoa investigada diretamente foram os principais alvos da ação.
Caça-níqueis em bares e investigação do Gaeco
A operação começou após o recebimento de uma denúncia direcionada ao Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Seridó. Foi relatado para os agentes que máquinas caça-níqueis funcionavam em diferentes pontos da cidade.
A partir de um relatório de inteligência, as equipes identificaram locais suspeitos e passaram a monitorar o fluxo dos equipamentos e dos valores arrecadados. O MPRN confirmou que havia uma concentração de caça-níqueis, especialmente em bares, espalhados por Currais Novos.
Os envolvidos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Currais Novos, onde as medidas legais começaram a ser tomadas. O MPRN reforçou que a operação pretende assegurar novas provas e avançar no processo de responsabilização dos suspeitos, interrompendo as atividades ilícitas na região.